quinta-feira, 14 de junho de 2012

No Silêncio de um Retrato



A fotografia é tão insólita quanto o que ela retrata.
O que as mãos de artistas repetiam na tela até 1826, o ser humano tratou de registrar através de uma fotografia. Deixar um momento gravado pra sempre tem a ver com a relação do ser humano e seu tempo.
Dizem por aí que há fotografias que traduzem muito mais que uma ação inanimada, da mesma forma que algumas correntes com o passar do tempo, comparam as fotos com o cinema mudo, mas tudo isso é apenas impressão. Porque uma foto pode significar muito mais que uma simples lembrança de um tempo perdido na memória.
Às vezes através de uma foto é possível traçar um perfil, de um lugar ou até mesmo de alguém, mas tudo em silêncio, a única permissão que ela própria concede.
Evidente que a tecnologia evoluiu e deu às fotos todas as formas de tratamento possíveis. Inventou personagens, modificou rostos e cenários e criou mitos. A humanidade adora criar lendas e mitos e as fotos apenas foram cúmplices de algumas dessas historias.
E se vale viajar na magia das imagens nada melhor que uma música que torne esse trajeto perfeito. Principalmente quando elas não se apagam, como um risco de caneta azul.

Nando Reis e fotografias perfeitas: uma alquimia!

4 comentários:

Sandra disse...

Seu texto de palavras simples e de sensibilidade ímpar. Lindo!!!Hoje minha aula foi sobre fotografia. rsrs...onde irei trabalhar com meu alunos várias temáticas do cotidiano...do tempo...das expressões ...da vida...situações e lembranças parecidas com que escreveu. Como sempre você demonstra uma riqueza muita grande que vem de dentro de você, por isso para mim todos são especiais. Especiais como vc.Beijos

ACM disse...

Sandrinha

O entendimento do texto pertence a pessoas de corações puros, como você.

Obrigado e beijos

M. disse...

Bom dia! Para variar, vc falou pouco e disse tudo.
Não sei se vc conhece um documentário da década de 90, "Nós que aqui estamos por vós esperamos do Masagão. Ele pega as fotos do século XX e retrata as incertezas do mundo, a velocidade da transformação. Ele trabalha exatamente essa propriedade que as fotografias têm de nos fazerem imaginar quem seriam aquelas pessoas, quais seriam as suas histórias de vida.
O seu texto me remeteu a esse filme. Vc escreve mt bem sobre sensações e emoções.
Bjs de quem te admira e quer que suas "canetas azuis" risquem sempre essas belas palavras.

ACM disse...

M. Obrigado por comentar e entender a mensagem do texto.
Conheço o documentário e sou um desses apaixonados por fotografia.

Beijos