sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Voz da América


Após ser chamada de gordinha pela mídia, Karen Carpenter entrou em parafuso.
Começou a abusar de dietas de tal forma que desenvolveu uma anorexia nervosa ainda no auge da fama, em meados dos anos setenta.
Seu irmão Richard sofria coma dependência de soníferos e por conta disso a dupla desistiu de shows e deixou de lançar discos.
Nada disso, porém, abalava o enorme sucesso dos Carpenters mundo afora.
Entretanto, era a tragédia anunciada...
Os problemas pessoais diminuíram as possibilidades de um retorno às paradas e Karen teve um casamento que não deu certo com Thomas Burris, a separação ocorreu um ano depois. Em 1982, Karen foi a Nova York procurar tratamento com o psicoterapeuta Steven Levenkrom para suas desordens alimentares decorrentes da anorexia nervosa, voltando naquele mesmo ano disposta a refazer sua carreira.
Ela rapidamente ganhou cinco quilos em uma semana, o que aumentou os danos a seu coração, resultado de anos de dieta e abusos, principalmente com a utilização de xaropes para induzir vômitos. Em quatro de fevereiro de 1983, Karen sofreu uma parada cardíaca na casa de seus pais em Downey e teve sua morte declarada no Hospital Memorial de Downey aos 32 anos.
Aqui tinha um fim à trajetória dessa dupla que cantou na Casa Branca.
Desde o final da década de sessenta suas músicas atravessaram gerações.
É comum ouvir os Carpenters e é muito gostoso sentir a voz melodiosa da menina do interior que um dia foi chamada de “a voz da América”.
O cinema tentou reproduzir a história da dupla. Um primeiro filme foi censurado por Richard em 1987 e um segundo dois anos depois, aprovado por ele e pela família com o título A História de Karen Carpenter gerou enorme audiência apenas na estréia.
Mas essa dupla nem precisou do cinema para se tornar eterna.
Aqui uma gravação de estúdio realizada em 1970 da música símbolo da dupla: “Close to you”.

12 comentários:

princesa do SenhorWZ® disse...

Ai que saudades , meu primeiro beijo foi com essa musica , faz tempo kkkkkk, beijos

ACM disse...

Bem lembrado Princesa

O meu primeiro beijo também foi dançando com uma música dos Carpenters, só que se chamava Sing.

Depois vieram tantos outros e com outas músicas deles que nem me lembro mais.

Recordar é viver!

Beijos
ACM :)

... disse...

hum.....Carpenters me lembra um filme: " Abençoai as feras e as crianças"
http://www.youtube.com/watch?v=AhR36gV6vW4&feature=player_embedded

chorei..me descabelei..e me apaixonei com a voz dela..rss

ACM disse...

Então Cléo...

Imagino que em qualquer parte desse planeta qualquer um que seja perguntado conheça essa voz.

Não me descabelei não, embora nessa época fosse comum ter cabelos longos, mas se protagonizasse uma cenas destas estaria literalmente mudando de lado, o que jamais foi meu pensamento...rs

Deixo isso pra ti querida!
A música sugerida é maravilhosa.

Grande Beijo
ACM :)

ternura disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ACM disse...

ternurinha

Gosto de tudo que tenha ritmo...
E olha que essa dupla era coisa séria, por isso despertou tantas histórias de encontros e desencontros.

Pena que a história dela (Karen) tenha sido abreviada... Na certa haveria hoje mais coisas boas pra lembrar.

Beijos
ACM :)

... disse...

ACM, eu me referia ao filme em questão..o clip não é fiel...apenas a música...
beijos

ACM disse...

cleopatra submissa disse...

ACM, eu me referia ao filme em questão..o clip não é fiel...apenas a música...
beijos

Cléo minha querida, eu também me referi a música, só que fiz uma comparação com a época...

Mais Beijos
ACM :)

Aninha Telles disse...

Poxa ACM, fiquei tanto tempo fora de órbita que sequer sabia da existência desse seu cantinho musical...rs

Mas que nome!!!!
Adorei, essa e as outras também.

Essas músicas ainda que antigas eu curto muito.

Beijocas

ACM disse...

Aninha

O nome do blog...Bem o nome saiu assim do nada, mas faz algum sentido porque mistura coisas de gêneros totalmente distintos.

Daí a galera joda merda aqui e eu jogo lá..rs

De todo modo ouvir os Carpenters não é privilégio da minha geração e pode agradar a sua também. Ainda bem!

Bem vinda ao meu outro canto.

Beijos
ACM :)

____ disse...

Porra, já tínhamos tocado bola aqui a respeito do Carpenters, muito bom! Veio ao meu reino e fez a minha vontade!

Agora, falando ainda em gosto, vozes e doçura com cara de vinil e lembrança de filme...falo da Patsy Kline, ando murmurando amores ouvindo "Crazy"...sabe, vi um filme com uma trilha sonora ótima chamado "C.R.A.Z.Y - loucos de amor" (recomendo) e rememorei, foi uma comida "remosa" para uma doença de pele, como trair e coçar...bastou começar.
(e lá vai eu e minha corrente de pensamentos)
Eu, que ouvia "This mascarade", agora ouço "Yesterday once more" e fico quietinho reconfortado no meu carro.
Abraços!

ACM disse...

Grande Simbolo

Apostaria minhas fichas em This Mascarade...
Claro que existem outras, dezenas, e muito mais gente pra ser colocada aqui.

Aos poucos vou metendo o bedelho.

Abraço!
ACM :)