quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Sina da Rosa


A gente costuma ligar as rosas a momentos de emoção. Amor, saudade, tudo se mistura no perfume das rosas.
Mas existe uma rosa que há quase quarenta anos não simbolizou emoções, e tão pouco soou como um alerta como muitos pensaram. A rosa de Hiroshima retratou um lamento. E esse tom de lamento foi representado por uma voz num momento único – pelo menos pra mim – que ficou guardado pra sempre.
Naquele ano, junto com mais de trinta mil pessoas me espremi no Maracanãzinho pra assistir um símbolo de toda uma geração chamado Secos & Molhados. E foram muitos os momentos mágicos daquele show. O disco era um sucesso, a banda era uma febre.
Mas eu estava lá pra escutar a Rosa cantada ao vivo.
Existem registros desse momento, desse dia.
Acho, no entanto, que o Ney Matogrosso quando deixou o grupo levou consigo essa canção.
E foram várias interpretações que jamais macularam a audição perfeita e a sonoridade exclusiva de sua voz e a música de Vinícius de Moraes e Gerson Conrradi.
Pra criar uma dúvida seguem abaixo dois momentos: o original em 1974 e uma interpretação solo de Ney Matogrosso num de seus muitos espetáculos ao vivo.

Boa escolha.




4 comentários:

____ disse...

Porra...experiência e tanto!

Ney Matogrosso levou um "pouquinho" daquela energia pro disco em que tocou com o Pedro Luiz e a Parede, ando ouvindo estes dias.

Do Secos e Molhados eu já devorei tudo, fica sempre na minha cabeça "Mulher infiel", música curtíssima, uma jóia.
Fizeram um disco perfeito em 73!

ternura disse...

olá coração,

ahhh sobre Ney Matogrosso qqr elogio, qqer palavra gasta numa singela digitação perde o sentido, ou melhor, não dá conta de externar todo o sentimento de arrepios que por ele meus pelinhos que sobram se levantam...*pisc

nossa estou numa viagem prá de extasiante e olha que as gravações com o Pedro Luiz e a Parede, sensacionais tbm, destaque pra gafieira maneiríssima "A ordem é samba"...

afff que vc vai se superar até aqui!?!?!?!?!?!?

brigadissima
bjs encantados

ACM disse...

Simbolo, mulher infiel é daquelas que o tempo conspira a favor

Abraço

ACM disse...

Ternurinha, essa musica me traz um tempo e muita saudade...

Beijos
ACM :)