sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Classics IV





Classics IV foi uma banda de pop rock formada em Jacksonville, Flórida, Estados Unidos, em 1965. A banda e seu vocalista Dennis Yost são principalmente conhecidos pelos hits "Traces" e "Stormy", ambos lançados em 1968 tornando-se grandes sucessos.
Os membros originais do Classics IV foram Dennis Yost (vocais e bateria), James R. Cobb (guitarra), Wally Eaton (guitarra) e Joe Wilson (baixo). Durante os shows, Yost iria ficar na frente do palco e tocar bateria ao mesmo tempo cantando. Wilson foi substituído por Dean Daughtry.
Os integrantes mudaram-se para Atlanta, Geórgia em 1967 e foram descobertos por Bill Lowery, que produziu seu primeiro hit nacional em 1968 com "Spooky", uma canção que gravou em 1967 na gravadora Imperial. O guitarrista James Cobb acrescentou letras de um instrumental chamado "Spooky", um sucesso regional do saxofonista Mike Sharpe.
A canção chegou ao # 3 na Billboard Hot 100 em os EUA, e # 46 no Reino Unido.
Tendo alcançado popularidade, o grupo trouxe Kim Venable na bateria para que Yost pudesse se concentrar em cantar. Eles mudaram o nome da banda para Classics IV Featuring Dennis Yost alcançando Top 10 hits, "Stormy" (1968, # 5) e "Traces" (1969, # 2) e um hit Top Vinte,” Everyday with you girl” (1969, # 19).
Eles mudaram o nome novamente para Dennis Yost e IV Classics. Yost continuou com os Classics IV durante trinta anos com a formação mais recente também incluindo Brian Correll (guitarra, vocais), Martin Don (guitarra baixo, backing vocals), Williams Perry (teclados, backing vocals) e Doug Reed (bateria).
No entanto, os planos para 2006 foram logo abandonadas após Yost ficar seriamente doente. Em 11 de julho de 2006, enquanto se recuperava em casa em um subúrbio de Cincinnati, Yost caiu um lance de escadas e sofreu trauma cerebral grave. Embora Yost tivesse passado por tentativas de reabilitação, ele nunca mais foi capaz de cantar. Como a voz de Yost era parte integrante do som dos classics IV, sua lesão efetivamente colocou o grupo em cheque.
Para ajudar Yost e sua esposa com suas despesas médicas, um show beneficente foi realizado em 25 de março de 2007, no Vivo Rhino em Cincinnati, Ohio.
A idéia foi originalmente concebida por um amigo intimo de Yost Jon "Bowser" Bauman, ex-vocalista do  Sha Na Na. Muitos artistas e alguns convidados “surpresa” dos anos 1950 até os anos 1970 se apresentaram, cantando alguns de seus maiores sucessos em homenagem a Yost, apoiados por artistas locais favoritos como Bluestone e o guitarrista Brian Correll.
O concerto não rendeu significativamente a Yost ou sua esposa se tornando um fracasso financeiro.Como se esperava  as despesas ultrapassaram de longe o dinheiro arrecadado, deixando o evento no vermelho. No entanto, foi um enorme impulso para Yost em severo tratamento rever tantos amigos.
Yost morreu de insuficiência respiratória, em sete de dezembro de 2008, com a idade de 65 anos.

Aqui num clipe original, Traces...
Linda e perfeita!

2 comentários:

Monica disse...

Interessante! Ha umas musicas que a gente nunca esquece. Tenho uma memoria de infancia com essa. Q coincidencia! Dia do aniversario e uma musica que nao esctava fazia tempo! Mt legal a postagem!
Apesar do aspecto dramatico da doenca do cantor, mt de solidariedade se vê em um caso desses!

Unknown disse...

Infelizmente o mundo perdeu um grande mestre da interpretação musical, e como não dizer: o grande mestre da música. Dennis Yost deixou na minha concepção o nosso planeta e deixou o mundo triste pela sua partida. É claro e bem lógico que não haverá mais músicas maravilhosas como essas cantada por esse gênio. Nos temos que lamentar essa grande perda e pedir ao NOSSO GRANDE DEUS que ilumine o espírito desse mito da canção é que ele possa evoluir espiritualmente.