terça-feira, 2 de abril de 2013

Passando a Limpo




Mineiro como quieto…
Mas também come um trem. Mineiro gosta de fartura, é simpático, definitivamente gente boa.
E as mineiras são boazudas. E pior pra quem diga o contrário.
Mineiras tomam à defensiva, mas se colocam de prontidão quando alguém tenta afanar o que lhes pertence. Porque elas estão sempre em desalinho com o óbvio e como toda mulher que se preza pensam antes. Aliás, o mundo é um lugar muito bom de viver por causa das mulheres.
E mulher mineira tem sempre razão.
Não tente argumentar com alguma delas. Elas literalmente vão te comer pelas beiradas. Mas o farão como num jogo de damas, pedra e pedra, inapelavelmente, sem chances de esboçar um “uai” qualquer.
A mulher tem a perspicácia à mão. Basta querer usar. E as mulheres de Minas abusam disso.
Nem é bom tentar desvendar o que elas guardam a sete chaves. O segredo sempre foi a alma do grande negócio. Nunca compre uma briga. Melhor sair de fininho e preservar a carcaça.
Me lembra o sujeito que tomou todas e chegou em casa pra lá de Sexta-Feira. E pior, em Minas. E ela não disse nada até o dia seguinte. E aquele Sábado de sol alto do meio-dia se tornou o pior dos pesadelos do cidadão.
Ela séria e ele com aquela cara de idiota sem saber onde encontrar uma palavra pra encerrar o silêncio. É brother, a vida é foda pra quem tem que se explicar. Mas ela, mineira, sabida, nem deu tempo. E tinha os planos prontos dos quais ele não fazia parte.
Alguém dirá: isso é fato, tanto em Minas quanto aqui.
Certo, concordo, o camarada saiu da linha e não tinha perdão. Não era a primeira e nem seria a ultima vez. Porém, e aqui vale esse porém, a reação da mineira é sádica. Passa batido por todos os conceitos de Maquiavel, porque esses ela já traz de berço.
Então você quis dizer que mulher mineira é uma cobra? Imperdoável?
Nada disso, e muito menos calculista. Ela apenas guarda brother e dá a resposta na hora certa.
Mas por outro lado ela tem o sentimento grudado na pele.
Surta quando tem que surtar e alivia quando tem que aliviar.
Ama, sofre, se entrega e desespera como qualquer mortal.
Seu único defeito: guarda demais e não divide. Desconfia demais, até dela mesma.
E se você souber a levada do violão e a hora certa de fazê-la feliz ela te prepara um café delicioso com pão de queijo e um gostoso bolo de milho.
Quer tentar?

Nenhum comentário: