quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Hiatos


Ninguém se importa tanto em construir quando existe a possibilidade de ter tudo pronto.
Isso não é de forma alguma uma apologia à simplicidade, a síntese, mas uma teoria da aproximação. Talvez um resumo.
Às vezes odiamos as teses e preferimos os resultados. Quem nunca flertou com o absurdo sem ter a exata noção de como seriam os preâmbulos? Parece simples, basta plasmar e está feito.
No entanto, a realidade é distinta, cruel e não perdoa falhas. Muitas vezes somos obrigados a retroceder, adiar planos, justamente porque não nos preocupamos em fazer a coisa certa.
Quem nunca passou por isso levanta o dedo?
Haja dedo...
A vida não é uma festa, mas deveria ser. Concordo, seria prático: querer e poder.
Mas é necessário ter capacidade pra conseguir. E isso vem de longe, desde os primeiros sintomas de responsabilidade que a vida nos joga no colo.
Conheço pessoas que foram imbecis aos vinte e seguem aos cinqüenta. A hegemonia da imbecilidade é gigantesca e normalmente imperdoável. Porque é preciso zelo, astúcia, sabedoria e amor para que a vida tenha algum sentido. E não existe receita infalível capaz de transformar pessoas.
Alguém irá dizer que há um fator preponderante chamado sorte. Correto, o sujeito precisa de sorte até pra perder um vôo que por uma fatalidade não chegou ao destino. Mas nem sempre a sorte ajuda quando é preciso viver. E viver é um ato de amor. Ser útil e eficaz pode parecer uma meta, mas é muito mais que isso, é um conjunto de atitudes.
Proporcionamos aos nossos filhos aquilo que trazemos como legado.
Pouco importa se existe uma festança de pessoas ricas e lá fora os menos afortunados esperando pelas sobras. Havendo honestidade a equação fecha, porque depois que a laje é lacrada todos somos iguais.
E quando um novo ano dá as caras os desejos são eloqüentes.
A divisão do tempo tem o significado do recomeço. E é muito bom poder olhar novos trezentos e sessenta e cinco dias como redentores. Mas precisamos fazer por merecer.
O ano da sorte, da coincidência dos astros, das previsões otimistas, é apenas um alento, porque a vida não pára, ela apenas se renova em nossas mentes. Qualquer boa colheita precisa de um bom plantio. E se isso funcionou antes com certeza terá o mesmo resultado lá adiante.
Então, o importante não é ter tudo pronto, é construir.
Sedimentar cada passo tendo a certeza de que não somos infalíveis e sabemos envelhecer.
É importante pensar assim enquanto o julgo nos pertence.
Espalhe sorrisos e receberá outros tantos. Deixe a inveja para os fracos, a pretensão aos cretinos.
Assim a vida será muito melhor daqui pra frente!

KD Lang - What a Wonderful World


2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paula M. disse...

OI Meu Amigo Grandão, de coração, sabedoria e generosidade que nos brinda com textos que ainda me fazem ficar boba sabe? Fiz questão de vir aqui novamente para reler ...tá muito bom cara! Parabéns pela escrita, pela excelência da comunicação, na objetividade e na realidade Nua e Crua...uma Bela Filosofia!! AMEI!!!
Me arrancou sorrisos de ter também sua amizade! Bjokas e super Upa apertado.
Paula Moore