terça-feira, 11 de junho de 2013

Além da Meia Idade




Engraçado que faz bem pouco tempo falava da chegada à meia idade.
Um negócio novo, excitante. O sujeito se sente no limiar, maduro e assertivo em quase tudo.
Pensando bem, a meia idade livra o cidadão da pecha que lhe atribuem da tal crise dos quarenta, embora tudo pareça uma grande babaquice diante da vida.
Os pensadores criaram etapas pra justificar o óbvio: envelhecer.
É evidente que hoje em dia o ser humano tem uma vida mais longa. Se mantém ativo em idades que há não muito tempo conotariam aposentadoria. O que me leva a crer que essas frases feitas e manjadas provêm de uma época em que a meia idade era o prenúncio do popular pé na cova.
Mas agora cabe uma reflexão.
Porque a tal da meia idade passou e chego à metade da fração.
Pra ser mais exato, cinco anos a mais são motivos suficientes pra pensar em alguma coisa.
Então é o momento de começar a enxergar com bons olhos o que antes me parecia bastante improvável. Ser avô? Parar de usar bermudas nos finais de semana e deixar as gírias de lado?
Não, nada disso.
O corpo pode reclamar das dores nas costas depois de um engarrafamento, as idas ao médico anualmente tornam-se um hábito, até o exame de próstata altamente necessário e chato pra burro, mas se a mente se mantiver atenta, ventilada, e, com isso, os tantos motivos de alegria forem reinventados a cada dia, apenas as velinhas do bolo trarão a conta certa.
Tenho orgulho de ser um coroa arejado. Encaro bem essa!
Claro que tenho saudades de muitas coisas inclusive de épocas. Mas quem não tem?
Entretanto, tenho a certeza absoluta, e cada vez mais me convenço disso, de que faria tudo outra vez. Viveria todos os meus dias até aqui sem qualquer problema.
Nada a lamentar.
Talvez se um dia ficar broxa possa vir a lamentar e muito, mas até lá é bem melhor celebrar a vida e fazer dela sempre uma nova alegria.
Problemas? Eles começam cedo e não param de aparecer até que o Zé Maria te coloque na lista de embarque. Sacou?
Eu as gírias de novo...

4 comentários:

Unknown disse...

Assim diz a musica: "Eu agradeço a Deus que estou vivo" E cá pra nós tem coisa melhor do que estar aqui neste planeta tão lindo e convivendo com pessoas espetaculares Sr ACM? Claro que não!!

O bom de tudo isso é saber que teremos algumas limitações neste andar da caruagem, mas se soubermos mantermos a cabeça equilibrada fazendo tudo que nos é permitido penso que estar com todos os "...entas" só vai nos acrescentar, sabia?

E o melhor é que já não temos preocupação com o que pode ou não pode pq podemos tudo!!

Adorei te ler Sr.ACM e escrever ao som de Frankie Valli e os Four Seasons foi sensacional!!

Beijos carinhosos e como diz Buzz Lightyear "ao infinito... e além". :))

flor de cristal

ACM disse...

@Flor Cristal

Me sinto bem, tranquilo e ciente..rs
Acho que vale refletir.
Algumas pessoas não aceitam os anos, por ignorância ou até arrogância, mas a idade é o reflexo do que somos e plantamos e se bem estamos, pelo bem estaremos...

Muitos beijos e obrigado por vir

Monica disse...

Concordo em genero, numero e grau...Mt boa essa sensação de olhar pra trás e ver que fizemos o melhor que conseguimos.
Acho q estou encarando minha quase meia idade, de boa.
Bjks

Monica disse...

Concordo em genero, numero e grau...Mt boa essa sensação de olhar pra trás e ver que fizemos o melhor que conseguimos.
Acho q estou encarando minha quase meia idade, de boa.
Bjks