terça-feira, 7 de maio de 2013

Pra Lembrar




Desde que apareceu no final do século XIX o cinema tratou de criar uma relação muito próxima com as pessoas. Fez sorrir e chorar na mesma proporção e se tornou um momento mágico e inesquecível pra muita gente.
E quando o cinema apostou na trilha sonora via-de-regra a música tema se tornou um grande sucesso.
Foi o caso de Sunshine, ou em português, Um dia de Sol, de 1973.
John Denver um cantor da cena country americana, até então conhecido pela balada Annie's Song, criou a musica tema do filme Um dia de Sol e viu seu êxito figurar no Top Chart da Billboard por mais de nove meses. É bem verdade que a musica por aqui somente explodiu no final da década de setenta devido aos atrasos que eram comuns entre o que se produzia lá fora e chegava por essas bandas. A tal reserva de mercado cinematográfico do filme nacional era uma imposição do governo.
Mas o filme chegou e fez fila.
O enredo mostra a história de uma jovem mãe que descobre ter um câncer terminal em sua perna e deve removê-lo ou vai morrer. Ela decide que não pode viver sem a sua perna e se recusa a fazer a cirurgia. Como ela está morrendo, deixa palavras de sabedoria para a sua jovem filha em um gravador cassete, assim sua filha não vai esquecê-la. Seu marido, Sam (Cliff De Young) é um músico que relutantemente apóia a sua decisão, vendo-a se deteriorando dia após dia...
E John Denver escreveu uma canção que emocionou platéias dentro e fora dos cinemas.
A música “Sunshine on my Shoulders” era a cara da história criada por Joseph Sargent. Basta se ligar na letra e desvendar o roteiro.
O musico faleceu em 1997 num desastre de avião até hoje não esclarecido na costa oeste americana. Piloto experiente e filho de um ex-piloto da força aérea, John Denver tinha paixão por voar e cantar.
Pra quem não é dessa época fica a dica de um grande filme, pura emoção.
E pra quem conheceu a história, uma boa razão pra lembrar.


Nenhum comentário: