terça-feira, 18 de setembro de 2012

A Teoria da Topada


Nada mais autêntico que xingar o mundo quando se dá uma topada na rua.
Pobre do buraco. Filho da Puta é o menor dos males. Mas sabe-se lá quem é a mãe do buraco?
A Prefeitura, sim, sempre ela.
E dessa forma a gente leva as nossas teorias do cotidiano. O inesperado é e sempre será uma surpresa, às vezes agradável, outras infelizes, mas faz parte. O que não dá é contribuir pra tornar o planeta um lugar inaceitável.
Porque as pessoas estão perdendo a noção de civilidade.
Noutro dia lendo o jornal na varanda do apê bem cedo, vi um sujeito chegar e se juntar a uma senhora que estava à espera do Ônibus. Ele chegou depois e quando a porta se abriu procurou subir antes da senhora que já estava na fila. E mesmo se este marmanjo tivesse chegado antes deveria se portar como civilizado e dar a vez a quem de direito.
Não se trata de conceitos politicamente corretos de ONG’s patrulheiras. Trata-se de educação.
Me lembro dos tempos de CPII (Colégio Pedro II) onde honrar a gravata era tudo. São hábitos que se agrega pra vida toda, se cultiva e não se esquece. Até hoje abro a porta do carro e dou o primeiro lugar na mesa.
Podem me chamar de brega, mauricinho, intelectual de merda, o que for. Evacuo um quilo exato pra quem pensa dessa forma. Faço a minha parte e pronto.
Óbvio que também falo palavrão quando dou uma topada. Até escrevo alguns aqui porque acho hipocrisia um lixo. Mas o buraco é surdo, inanimado e não pediu pra estar no caminho.
O distraído fui eu, claro, mas como ele não escuta e muito menos se vinga, leva um esporro.
Mas é o buraco e só. Posso até ofender o Prefeito, mas como ele passa bem longe dos buracos torna-se tarefa impossível.
Acho que fazer o mundo ser um lugar bem melhor depende de nós.
As gerações que herdarão nosso legado serão espelho dos nossos atos, virtudes e erros.
Talvez elas não assistam o mundo mudar na mesma velocidade que a minha assistiu de camarote. A evolução hoje é tão rápida que sequer se nota.
Mas carregar conceitos, praticar educação e ter critérios é sem dúvida o que fica.
Tá legal. Vale falar todas pro buraco na hora da topada, assumo que essa herança existe. Porém, noves fora a topada que quase te derruba você pode contribuir pra que a cadeia sucessória tenha um entendimento melhor e civilidade suficiente pra que a coletividade seja pacífica.
E assim você fica bonito na foto.

4 comentários:

N. disse...

Eu já topei com muitos buracos, até caí em alguns deles =/ já xinguei políticos e a mãe de gente que nem conheço...rs...mas uma coisa é certa a perda da civilidade é um mal crônico e sem volta.
Aqui em Sampa eu fico aterrorizada com a falta de educação e respeito.
Sou do tempo que dizer Por Favor e Obrigado era tão comum quanto se desculpar por pisar no pé de alguém por infeliz descuido.
Hoje em dia canso dos olhares surpresos ao agradecer alguém por um serviço prestado ou pedir licença para passar com a bandeja em uma praça de alimentação lotada.
Novos tempos...tenho pena dessa geração de agora, para eles respeito é caretice, disciplina é tédio e educação é coisa de gente velha.
Quanto a Teoria da Topada, não me furto de mandar para PQP quem me irrita até as tampas, enviar a M....quem é sem noção e tomar no C....para aqueles tipos malas que se acham os "donos da rua", entre outros pequenos desabafos do dia a dia...rsrsrs...
Sempre ótimos posts =) tens uma leitora fiel Querido
Amigo de "Há Tempos", sim aquele do Legião Urbana mesmo ;)

Kisses

ACM disse...

Nynna

Mandamos sempre e mandamos todos!
O problema não é da geração é de quem deixou a herança ...
Infelizmente!

Sempre é bom te ler aqui desde os tempos idos...rs

Beijos

M. disse...

Como toda pisciana eu alterno fases...Já não xingo os buracos, tou abrindo mão do que é inútil. Mas tb não sou tão politicamente engajada pra acreditar que posso mudar o mundo.Atualmente faço a minha parte e fico desejando secretamente que haja um "moço do disco voador" como canta o Raul.
Desejo pra nós todos, menos buraco menos falta de educação.
bjks

viviane1971 disse...

Tô com M.
Tb não xingo os buracos, pois de nada adiantará, fico aguardando q estes sejam fechados, como é de obrigação da nossa prefeitura..