quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Hiatos


Ninguém se importa tanto em construir quando existe a possibilidade de ter tudo pronto.
Isso não é de forma alguma uma apologia à simplicidade, a síntese, mas uma teoria da aproximação. Talvez um resumo.
Às vezes odiamos as teses e preferimos os resultados. Quem nunca flertou com o absurdo sem ter a exata noção de como seriam os preâmbulos? Parece simples, basta plasmar e está feito.
No entanto, a realidade é distinta, cruel e não perdoa falhas. Muitas vezes somos obrigados a retroceder, adiar planos, justamente porque não nos preocupamos em fazer a coisa certa.
Quem nunca passou por isso levanta o dedo?
Haja dedo...
A vida não é uma festa, mas deveria ser. Concordo, seria prático: querer e poder.
Mas é necessário ter capacidade pra conseguir. E isso vem de longe, desde os primeiros sintomas de responsabilidade que a vida nos joga no colo.
Conheço pessoas que foram imbecis aos vinte e seguem aos cinqüenta. A hegemonia da imbecilidade é gigantesca e normalmente imperdoável. Porque é preciso zelo, astúcia, sabedoria e amor para que a vida tenha algum sentido. E não existe receita infalível capaz de transformar pessoas.
Alguém irá dizer que há um fator preponderante chamado sorte. Correto, o sujeito precisa de sorte até pra perder um vôo que por uma fatalidade não chegou ao destino. Mas nem sempre a sorte ajuda quando é preciso viver. E viver é um ato de amor. Ser útil e eficaz pode parecer uma meta, mas é muito mais que isso, é um conjunto de atitudes.
Proporcionamos aos nossos filhos aquilo que trazemos como legado.
Pouco importa se existe uma festança de pessoas ricas e lá fora os menos afortunados esperando pelas sobras. Havendo honestidade a equação fecha, porque depois que a laje é lacrada todos somos iguais.
E quando um novo ano dá as caras os desejos são eloqüentes.
A divisão do tempo tem o significado do recomeço. E é muito bom poder olhar novos trezentos e sessenta e cinco dias como redentores. Mas precisamos fazer por merecer.
O ano da sorte, da coincidência dos astros, das previsões otimistas, é apenas um alento, porque a vida não pára, ela apenas se renova em nossas mentes. Qualquer boa colheita precisa de um bom plantio. E se isso funcionou antes com certeza terá o mesmo resultado lá adiante.
Então, o importante não é ter tudo pronto, é construir.
Sedimentar cada passo tendo a certeza de que não somos infalíveis e sabemos envelhecer.
É importante pensar assim enquanto o julgo nos pertence.
Espalhe sorrisos e receberá outros tantos. Deixe a inveja para os fracos, a pretensão aos cretinos.
Assim a vida será muito melhor daqui pra frente!

KD Lang - What a Wonderful World