quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Trevo da Sorte


Em 1958 aos onze anos, a família de Tommy James se mudou para Niles, Michigan. Aos doze anos, formou sua primeira banda, chamada Tom and the Tornadoes. Em 1963, mudaram o nome para The Shondells.
Em 1964, um DJ local da rádio WNIL, de Niles, fundou seu próprio selo, Snap Records. Os Shondells foram umas das bandas locais gravadas por ele. Uma das canções foi a obscura "Hanky Panky", de autoria de Jeff Barry e Ellie Greenwich. A canção fez muito sucesso em Michigan, mas o selo não tinha recursos para promovê-la nacionalmente e logo foi esquecida.
Em 1965, um DJ em Pittsburgh, Pennsylvania encontrou uma cópia de "Hanky Panky" e a tocou como se fosse "exclusiva" da rádio. A resposta dos ouvintes foi positiva, que quiseram saber onde poderiam conseguir uma cópia do "novo" compacto. Outro DJ começou a tocar a canção em festas locais. De olho na demanda, um pirata local gravou a canção do rádio em fita cassete e começou a prensar cópias da mesma. As vendas da cópia pirata foram estimadas em 80.000 unidades. O DJ de Pittsburgh "Mad Mike" Metro localizou Tommy James e informou a ele que a canção era o maior sucesso da cidade. Tommy quase desligou o telefone na cara do DJ, mas foi convencido a ir para a Pennsylvania e fazer aparições promovendo o não mais esquecido compacto. Logo, Tommy estava em Nova York vendendo o original de "Hanky Panky" para a Roulette Records. No final do verão de 1966, era o compacto mais vendido do país.
Os Shondells tinham há muito se separado, e não quiseram reunir a banda para viajar para Pittsburgh. Tommy voou para lá sozinho e localizou uma banda local chamada The Raconteurs para se tornarem os substitutos dos Shondells. O grupo precisava continuar, e escolheu uma canção chamada "Say I Am (What I Am)". Embora não tenha tido o mesmo sucesso de "Hanky Panky", alcançou a 21ª posição nas paradas no mesmo ano.
A Roulette escalou os letristas Richie Cordell e Bo Gentry para a tarefa de escrever as canções para o Tommy James & The Shondells. De 1967 a 1969, o grupo conseguiu um sucesso após o outro no selo Roulette, incluindo as cinco que chegaram às dez primeiras posições: "I Think We're Alone Now", "Mirage", "Mony Mony", "Crimson and Clover" (o segundo e último a chegar à primeira posição nos EUA), "Sweet Cherry Wine", e "Crystal Blue Persuasion".
Em 1997 Tommy James reuniu o que restou do The Shondells e gravou os maiores sucessos ao vivo. Uma dessas pérolas esquecidas num estúdio qualquer.

A regravação de Crimson and Clover é daquelas inesquecíveis.
Confira!